segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bolo de Laranja com maçã e nozes

Já faz algum tempo que não me dedico ao meu hobbie favorito e por isso não tenho colocado nenhuma receita nova nos ultimos tempos, claro que não serve de desculpa mas o meu pequeno anjo tem solicitado mais atenção, e claro que eu tenho aproveitado todos os momentos fantásticos que ele me tem proporcionado, portanto penso que estou desculpado.
Em jeito de lanche recebi cá em casa este fim-de-semana uns familiares que vinham nos visitar e claro o anjo, e eu estava desejoso de voltar aos tachos. Portanto resolvi fazer um bolo para o lanche.
Dei uma olhadela aos ingredientes que tinha na despensa e inventei um pouco.
Fiz então um bolo de laranja com maçã e nozes.

Bolo de Laranja com maçã e nozes

5 ovos
1 Laranja (sumo e raspa)
3 maçãs reineta
2 mãos cheias de nozes descascadas
1 colher de mel
2 chávenas de açucar
1 1/2 de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de farinha Maisena
100g de margarina


Unto uma forma redonda sem buraco com margarina e polvilho com farinha, ponho ao derreter ao lume a margarina, numa taça misturo o açucar com as gemas a margarina até ficar um creme fofo depois junto a raspa da laranja e o sumo, por fim a farinha.
Bato as claras em castelo e junto ao preparado anterior e envolvo suavemente com uma espátula.
Descasco as maçãs e corto em cubos grandes envolvo num pouco de farinha para forrar o fundo da forma, junto as nozes picadas e envolvidas no mel, depois adiciono o resto do preparado e levo ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 min. Desenformo e é só servir.

Adorei voltar à minha cozinha!!!



0 comentários:

Enviar um comentário