quarta-feira, 31 de agosto de 2011

English pie dinner

Os últimos tempos têm sido de uma grande inspiração na cozinha, tento sempre fazer algo diferente e melhor até porque gosto de comer e pelo facto de eu e a minha companheira estamos à espera de um "rebento", o que torna portanto os ultimos tempos bastante gastronómicos.
Tento sempre organizar as refeições para os jantares pois é à hora de jantar que tenho a possibilidade de dar asas á imaginação, mas quando resolvo na hora o que pretendo fazer, básicamente improvisar, talvez seja quando as coisas até me corram melhor. Resolvi portanto fazer uma "Shepherd's Pie" que é uma receita de origem em Inglaterra, e que por algumas razões obvias se faz muito cá em casa.
Há quem olhe e diga que é um empadão de carne mas de facto pode até ser semelhante mas não é a mesma coisa, posso até mesmo afirmar que eu improviso bastante neste prato.
E para a sobremesa e porque estamos na altura da maçã, é claro que não podia esquecer uma " Apple Pie" acabadinha de fazer servida com uma bola de gelado de nata isto no verão porque fica melhor com " Custard " no inverno.

Shepherd's Pie

300g de carne picada (vitela para estufar)
1 cebola pequena
3 tomates maduros
2 dentes de alho
2 colheres sopa de azeite (para refogar)
1/2 pimento encarnado
1 lata de milho doce
1 cenoura média

Temperos (coloquei a olho)
sal
pimenta
nóz moscada
sementes de coentros
vinho branco
píri-píri

Puré
4 batatas médias
nós moscada (tempero)
leite
1 nóz de margarina
sal
pimenta
1 ovo

Faço um refogado com a cebola e o alho, quando estiverem a ficar louros adiciono o pimento cortado, deixo ganhar sabor e coloco a carne picada. Quando a carne estiver a ficar separada tempero com sal, pimenta, sementes de coentro moídas, pírí-píri, vinho e deixo um pouco até ganhar sabor, adiciono depois os tomates esmagados, o milho e a cenoura ralada, deixo apurar e no final tempero com nóz moscada.
Para o puré cozo as batatas para depois esmagar com o leite o ovo e a margarina, no final tempero a gosto com sal, pimenta e nóz moscada.
Coloco no fundo de um tigela refratária o preparado da carne e por cima selo com o puré de batata, pincelo com um ovo batido e levo ao forno até alourar, e está pronto a servir.




Fica com este aspecto no prato:




Apple Pie

Massa:

400g de farinha
2 ovos
120g de açucar
50ml de leite
120g de margarina

Recheio:
6 maçãs médias (royal gala)
2 ovos
300ml de leite
200g de açucar
extracto de baunilha
50g de amido de milho (farinha Maisena)

Coloco a farinha a margarinha ralada (utilizo ralador), os ovos o leite e o açucar numa taça e amasso tudo com uma mão até fazer uma bola, não amasso demasiado pois o objectivo é ser massa tipo quebrada, depois reservo numa película aderente no frigorífico durante 20 min.
Levo o leite a ferver deixando algum para adicionar às gemas préviamente batidas com o açucar, adiciono a baunilha e o amido de milho e mexo tudo muito bem, quando o leite tiver fervido junto ao preparado aos poucos mexendo sempre e levo novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre para não pegar.
Retiro a massa e polvilho a bancada para estender em forma redonda para forrar uma tarteira préviamente untada com margarina e forrada em papel vegetal, levo ao forno durante 20 min para uma primeira cozedura da massa, depois retiro e coloco o creme no fundo e as maçãs descascadas e cortadas em cubos até preencher totalmente a tarteira, polvilho com açucar amarelo e canela e, é só servir.


Espero ter-vos deixado com água na boca pois eu apanhei cá uma barrigada...

Até logo





1 comentários:

Amor disse...

Este jantar foi MUITO BOM! Muito "British". Já fizeste algumas "Apple pie", mas esta estava deliciosa com o creme de pasteleiro. E o empadão... bem...fantástico! Obrigada amor! O bebé também adorou :)

Enviar um comentário