segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Marmelada e Geleia de marmelo

A minha aventura gastronómica deste fim-de-semana foi fazer marmelada e geleia de marmelo.
Como estamos na altura dos marmelos resolvi fazer como a formiga trabalhar e armazenar no Verão para ter no Inverno, e meti as mãos à obra e fiz umas boas taças de marmelada para a familia, aproveitei as "sobras" dos marmelos e fiz geleia também.
Não é nada de minha autoria porque até já é uma receita antiga, já se fazia ainda eu nem andava por cá, fiz somente uma ou outra consulta no seio da familia a quem ja tenha feito, e tive de "cravar" uma boa quantidade de marmelos. É portanto uma receita tipicamente familiar.



Marmelada:

3 kg de marmelos
1 1/2 de açucar
1/2 limão
2 dl de água


Descascam-se os marmelos e retiram-se os caroços, cortam-se em gomos grandes e colocam-se numa panela cobertos de açucar, sumo de 1/2 limão e a água, deixa-se repousar durante 3 ou 4 horas.















Leva-se ao lume brando até os marmelos cozerem, depois tritura-se bem com a varinha mágica até fazer um puré, coloca-se em taças e deixa-se arrefecer, depois coloca-se no frigorifico.












Geleia de Marmelo:

Sobras dos marmelos
açucar q.b.
água q.b.


Lavam-se bem as sobras dos marmelos e colocam-se numa panela cobertos de água e vai ao lume até ferver, deixa-se reduzir e coa-se bem aproveitando a água da cozedura. Por cada Litro de água adiciona-se 1kg de açucar e leva-se novamente ao lume até ferver e ficar em ponto de estrada











Depois coloca-se de imediato em frascos ( que tenho andado a guardar durante algum tempo ) com muito cuidado pois está muito quente, para depois de arrefecer guardar no frigorifico.
Posso dizer que já foi testado no lanche de fim-de-semana e estava óptimo, desta feita só me resta deliciar-me com tostas, torradas ou panquecas e claro vou distribuir algumas doses pela familia para adoçar a boca deles também.
Boas receitas e até logo.


0 comentários:

Enviar um comentário