domingo, 18 de setembro de 2011

Jantar de fim-de-semana em familia

Olá a todos, desta vez e em jeito de jantar de fim-de-semana em família, resolvi elaborar uma refeição pela primeira vez onde tudo era feito por mim do princípio ao fim, quero com isto dizer que não comprei nenhuma massa feita ou coisa do género.
Comecei então pela sobremesa, tinha ingredientes parar uma tarte, sendo então que depois de consulta familiar fiz uma tarte de Custard .

Tarte de Custard


Massa (quebrada)

500g de farinha
200g de margarina
2ovos (inteiros)
60g de açucar
1pitada de sal
50 cl de água

Recheio (Custard)

1 L de leite gordo
8 gemas
6 colheres de sopa de açucar
4 coheres de sopa de amido (Maisena)
2 coheres de chá de extrato de baunilha

Num recipiente junto todos os ingredientes para a massa e amasso com as mãos até fazer uma bola, reservo em papel aderente no frigorifíco durante 30 min.
Numa tigela junto as gemas com o açucar mexo bem até ficar um creme esbranquiçado,junto o amido peneirado e a baunilha, entretanto levo ao lume o leite deixando algum para adicionar a frio ao preparado anterior, quando estiver tudo bem batido adiciono ao leite morno e levo novamente a aquecer até engrossar e reservo. Unto uma forma para tarte e forro com papel vegetal, retiro a massa do frio e moldo com as mãos na bancada polvilhada de farinha até ficar com a forma da tarte e com cerca de 0,5cm de espessura, moldo a massa à tarteira e pico o fundo com um garfo, adiciono o recheio e levo ao forno durante 40 min.
Fica depois com este aspecto delicioso!!





Depois começei por fazer a massa para uma pizza, para a rapaziada mais nova que não vai à bola de espinafres. Fiz então uma pizza de queijo e fiambre.

Pizza de queijo e fiambre


Massa

500g de farinha
15g de fermento de padeiro
20g de açucar
1 pitada de sal
200 cl de água morna

Cobertura

200g de queijo ralado
100g de fiambre
1 pacote de polpa de tomate


Disponho a farinha na bancada em monte com buraco no meio com o sal, dissolvo o fermento de padeiro na água morna e junto lentamente no meio mexendo com os dedos até poder amassar bem com as mãos, reservo para levedar até o dobro do tamanho.
Depois de ter dobrado o tamanho polvilho a bancada para moldar a massa com o rolo até ficar com cerca de 1cm de espessura, coloco no tabuleiro de ir ao forno, e disponho os ingredientes para a cobertura, primeiro a polpa de tomate depois o fiambre depois o queijo ralado, unto as bordas com um pouco de azeite e levo ao forno durante 20 min.
Retira-se do forno e serve-se.





Para o Tortellini de espinafres resolvi fazer a massa também, tirei a receita de um dos meus grandes inspiradores:  Jamie Oliver

Pasta:

600g de farinha
12 gemas

Faz-se um monte de farinha com um buraco para adicionar as gemas, com um garfo desfaz-se lentamente as gemas com a farinha até poder amassar tudo bem com as mãos. Quando estiver uma massa homogénea e aveludada, estica-se com o rolo da massa na bancada até ficar bastante fina.



 Depois com um acessório cortante, (usei o de cortar as pizzas) corta-se em forma de quadrados para depois rechear com os espinafres, em forma de tortellini.








Reservo e deixo a massa descansar num papel vegetal para fazer o recheio.




Espinafres com bacom e Queijo


Recheio

1 molho grande de espinafres
1 tira de bacon fumado
200g de quijo ralado
1 pacote de natas

Cozem-se os espinafres com o bacon inteiro para ganhar gosto da gordura. Retira-se, escorre-se muito bem para eliminar a água toda. Depois pica-se bem o bacon e os espinafres para uma tigela e adiciona-se o queijo ralado, mexe-se até derreter.
Deixa-se arrefecer para depois rechear.
Coloca-se no centro do quadrado da massa um pouco de recheio, depois com as mãos fecha-se a massa em forma de triângulo, selando bem a massa para não abrir ao cozer, rola-se meia volta e pega-se nas pontas e unem-se.
Mais ou menos assim: ( imagem retirada do site: http://www.smartertravel.com )

 
 Depois cozem-se os tortellini em água´até ficar al dente, dispôem-se num tabuleiro de ir ao forno com as natas.   



Leva-se ao forno a gratinar para ficar com este aspecto e serve-se.

Bom apetite a todos e até logo.


0 comentários:

Enviar um comentário