Comecei então pela sobremesa, tinha ingredientes parar uma tarte, sendo então que depois de consulta familiar fiz uma tarte de Custard .
Tarte de Custard
Massa (quebrada)
500g de farinha
200g de margarina
2ovos (inteiros)
60g de açucar
1pitada de sal
50 cl de água
Recheio (Custard)
1 L de leite gordo
8 gemas
6 colheres de sopa de açucar
4 coheres de sopa de amido (Maisena)
2 coheres de chá de extrato de baunilha
Num recipiente junto todos os ingredientes para a massa e amasso com as mãos até fazer uma bola, reservo em papel aderente no frigorifíco durante 30 min.
Numa tigela junto as gemas com o açucar mexo bem até ficar um creme esbranquiçado,junto o amido peneirado e a baunilha, entretanto levo ao lume o leite deixando algum para adicionar a frio ao preparado anterior, quando estiver tudo bem batido adiciono ao leite morno e levo novamente a aquecer até engrossar e reservo. Unto uma forma para tarte e forro com papel vegetal, retiro a massa do frio e moldo com as mãos na bancada polvilhada de farinha até ficar com a forma da tarte e com cerca de 0,5cm de espessura, moldo a massa à tarteira e pico o fundo com um garfo, adiciono o recheio e levo ao forno durante 40 min.
Fica depois com este aspecto delicioso!!
Depois começei por fazer a massa para uma pizza, para a rapaziada mais nova que não vai à bola de espinafres. Fiz então uma pizza de queijo e fiambre.
Pizza de queijo e fiambre
Massa
500g de farinha
15g de fermento de padeiro
20g de açucar
1 pitada de sal
200 cl de água morna
Cobertura
200g de queijo ralado
100g de fiambre
1 pacote de polpa de tomate
Disponho a farinha na bancada em monte com buraco no meio com o sal, dissolvo o fermento de padeiro na água morna e junto lentamente no meio mexendo com os dedos até poder amassar bem com as mãos, reservo para levedar até o dobro do tamanho.
Depois de ter dobrado o tamanho polvilho a bancada para moldar a massa com o rolo até ficar com cerca de 1cm de espessura, coloco no tabuleiro de ir ao forno, e disponho os ingredientes para a cobertura, primeiro a polpa de tomate depois o fiambre depois o queijo ralado, unto as bordas com um pouco de azeite e levo ao forno durante 20 min.
Retira-se do forno e serve-se.
Pasta:
600g de farinha
12 gemas
Faz-se um monte de farinha com um buraco para adicionar as gemas, com um garfo desfaz-se lentamente as gemas com a farinha até poder amassar tudo bem com as mãos. Quando estiver uma massa homogénea e aveludada, estica-se com o rolo da massa na bancada até ficar bastante fina.
Depois com um acessório cortante, (usei o de cortar as pizzas) corta-se em forma de quadrados para depois rechear com os espinafres, em forma de tortellini.
Reservo e deixo a massa descansar num papel vegetal para fazer o recheio.
Espinafres com bacom e Queijo
Recheio
1 molho grande de espinafres
1 tira de bacon fumado
200g de quijo ralado
1 pacote de natas
Cozem-se os espinafres com o bacon inteiro para ganhar gosto da gordura. Retira-se, escorre-se muito bem para eliminar a água toda. Depois pica-se bem o bacon e os espinafres para uma tigela e adiciona-se o queijo ralado, mexe-se até derreter.
Deixa-se arrefecer para depois rechear.
Coloca-se no centro do quadrado da massa um pouco de recheio, depois com as mãos fecha-se a massa em forma de triângulo, selando bem a massa para não abrir ao cozer, rola-se meia volta e pega-se nas pontas e unem-se.
Mais ou menos assim: ( imagem retirada do site: http://www.smartertravel.com )
Depois cozem-se os tortellini em água´até ficar al dente, dispôem-se num tabuleiro de ir ao forno com as natas.
Leva-se ao forno a gratinar para ficar com este aspecto e serve-se.
Bom apetite a todos e até logo.
0 comentários:
Enviar um comentário