domingo, 30 de outubro de 2011

Bread and Butter Pudding

Já tinha dito que adoro fazer sobremesas?
Pois é verdade! Mas acima de tudo gosto muito mais de as comer!A minha companheira já me tinha falado tanto do Bread and Butter Pudding pois, para além ter ja ter comido e ter gostado muito, ela tem origens inglesas. Daí eu explorar tanto a cozinha inglesa.
Ora então a minha versão do Bread and Butter Pudding tem umas variações, pois ela não gosta de sultanas.

Bread and Butter Pudding

2 Pães caseiros médios
200g de margarina
350g de açucar amarelo
2 pacotes de natas
4 ovos
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de noz-moscada
50g de farinha


Num tacho alouro o açucar com um pouco de água até ficar caramelo, junto metade da margarina e os pacotes de natas e reservo.
Corto o pão às fatias e barro com margarina dos dois lados, depois disponho as fatias num tabuleiro de ir ao forno também barrado com margarina.
Bato os ovos inteiros muito bem e junto o preparado do açucar já um pouco arrefecido, misturo bem e rego por cima das fatias de pão até ficarem bem ensopadas.
Levo ao forno a 180º durante 30 min.
Numa taça esfarelo com os dedos a margerina que resta com a farinha e mais um pouco de açucar amarelo, para fazer como se faz num crumble , e coloco por cima das fatias e levo a alourar mais um pouco.
Depois é só servir.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate

Bolo de Chocolate com creme Custard de recheio e cobertura

300g de farinha
100g de fécula de batata
200g de açucar amarelo
4 ovos
1 chávena de café de óleo
1 colher de fermento em pó
3 colheres de sopa de cacau

Creme Custard
600ml de leite
50g de farinha
3 ovos
1 chávena de café de açucar
2 colheres de café de extrato de baunilha


Numa tigela grande bato os ovos inteiros com o açucar, peneiro a farinha misturada com a fácula de batata e o fermento, bato bem até ficar com bolhas depois junto o cacau e finalmente o óleo.
Disponho numa forma untada e polvilhada de farinha e sem buraco para ir ao forno, que está aquecido a 180º durante 40min.
Levo leite a aqueçer ao lume, bato as gemas com o açucar e o extrato de baunilha até ficar num creme fofo, junto a farinha e um pouco do leite, depois junto ao resto do leite e levanto fervura lentamente e sempre a mexer para não pegar e ficar grosso.
Desenformo o bolo e corto a meio com muito cuidado com uma faca fina e comprida, para colocar o recheio, depois coloco a parte de cima e cubro o resto com o creme.
Ficou com muito bom aspecto e óptimo.



Tortilha de legumes

Boas, como tenho tido uns dias de licença para estar com a familia, tenho tido mais tempo e inspiração para preparar refeições, desta feita confeccionei uma tortilha de legumes.
Tinha os ingredientes todos preparados e resovi confeccionar de maneira diferente.
Como tinha uma forma de bolo (sem buraco) daquelas anti-aderentes, coloquei directo no fogão com um pouco de azeite e as batatas descascadas e cortadas em rodelas finas dispostas no fundo, depois cebola cortada fina, 1/2 cougette aos cubos e 1 cenoura ralada, temperei com sal e pimenta. Adicionei 2 pêras cortadas aos cubos com pele e temperadas em canela, depois cortei 1 tomate em rodelas finas e coloquei por cima.
À parte bati 4 claras que tinha no frigorifico, mais 4 ovos inteiros, juntei 1 pacote de natas e queijo ralado, temperei com noz-moscada e adicionei ao preparado anterior.
Levei ao forno a 220º durante 20 min até ficar sólido.

Tortilha de legumes

1 batata 
1/2 cougette
1 cenoura
1/2 cebola
1 tomate
2 pêras
Queijo ralado
Azeite q.b.
Sal
Pimenta
Noz-moscada
Canela
1 pacote de natas
4 claras
4 ovos

Ficou com este aspecto delicioso:







terça-feira, 25 de outubro de 2011

Massa à Bolonhesa

Ontem no jantar resolvi fazer uma carne picada ao estilo bolonhesa mas com um toque especial à Barriga de Anjo.
Foi então que preparei um refogado com cebola picada e alho, adicionei uma parte de pimento vermelho bem picado, e tomates pelados.
Deixei alourar e tomar os gostos e adicionei a carne picada (pojadouro), temperei com sal pimenta moida, piri-piri, noz-moscada e vinho tinto.
Deixei tudo apurar bem e colquei massa (tipo macarrão) a cozer, ao preparado da carne juntei cenoura ralada e uma lata de milho doce, para dar um toque ágridoce.
Quando a massa estava al dente juntei tudo numa caçarola e ralei queijo da ilha e espalhei por cima.
ficou uma maravilha.

Massa à Bolonhesa

350g de carne picada (pojadouro)
1/2 Pimento vermelho
1/2 cebola
2 dentes de alho
4 tomates bem maduros
1 cenoura
1 lata de milho doce
Sal   q.b.
Pimenta   q.b.
Noz-mozcada   q.b.
Piri-piri   q.b.
Vinho tinto   q.b.
1/2 pacote de massa macarrão
Queijo ralado   q.b.


domingo, 23 de outubro de 2011

Tarte de maçã

Depois de algum tempo sem cá vir pois tenho um anjo para cuidar e que me toma muito tempo, mas que é tão gratificante, finalmente voltei à minha cozinha. Recebemos uns amigos cá em casa para um lanche e resolvi celebrar o " Apple Day" que foi na sexta-feira e fiz então um Tarte de maçã fechada com massa, depois e como gosto de aproveitar o facto de ter o forno ligado fiz também um Bolo de chocolate com Custard como recheio e cobertura.
Ficou delícioso e todos gostaram, e o Anjo também...

Tarte de maçã

Massa:
400g de farinha
170g de margarina
1 ovo
1 colher de sopa de água

Recheio:
6 maçãs grandes
3 colheres de sopa de acuçar amarelo
1 colher de sobremesa de canela


Peneiro a farinha para uma tigela grande, junto a margarina ao cubos à temperatura ambiente, e desfaço tudo bem com os dedos, depois junto o ovo inteiro e a água, amasso e formo uma bola e vai ao frigorifíco para estabilizar.Retiro do frio e estico a massa com o rolo na bancada para moldar a tarteira, reservo alguma da massa para forrar a tarte por cima.
Descasco as maçãs e corto em cubos grandes, envolvo em açucar e canela e recheio a tarteira de maneira uniforme para depois fechar com o resto da massa por cima.
Levo ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 min.
E fica com este aspecto...


















Adorei voltar à minha cozinha até logo.




sábado, 8 de outubro de 2011

Papá de um anjo.

Pois cá estou eu outra vez, mas agora é mesmo só para escrever algumas palavras. Ser papá novamente é sem duvida uma experiência magnifica e que recomendo vivamente a todos os que possam, mas é uma tarefa que "rouba" muito tempo, daí não ter actualizado o meu blog com novas receitas.
Não deixei de cozinhar, e até tenho feito alguns lanches cá em casa para receber familiares e amigos que nos vem visitar nesta nova fase da vida, e algumas tartes doces tem "saltado" da cozinha para a mesa, mas ou por falta de lembrança ou por ter a atenção virada para este pequeno anjo, que não tenho postado aqui.
Mas como tudo na vida necessita de adaptação, tenho a certeza que bem depressa vou arranjar um tempinho para novas experiências gastronomicas na minha cozinha e para alimentar muito bem a barriga de anjo.

Até logo.