domingo, 25 de setembro de 2011

Finalmente o Anjo nasceu.

Foi então hoje precisamente às 10:37h que nasceu o anjo.
Veio ao mundo com 3kg e 110g e resolveu apressar a coisa e nascer de cesariana.
Quero aqui dizer que é dos dias mais felizes da minha vida, e que é terrivel a sensação de sofrer por duas pessoas que se ama ao mesmo tempo, estou de rastos mas muito feliz, é lindo.
Agora há que alimentar bem a barriga do anjo.

Até logo...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Parabéns

Parabéns ao meu menino mais velho que completa hoje 17 Primaveras, (curiosamente logo no dia que começa o Outono), quando olho para ti ainda vejo aquele bebé lindo e risonho, acho que é e será sempre assim, serás sempre o meu bebé.
Tenho pena de a vida não nos deixar conviver mais, pois tens tanto de bom para me mostrar, o tempo passa e tu estás com 17 anos.
Espero que este dia seja único para ti pois só se faz 17 anos uma vez na vida, aproveita bem o que ela tem para te dar, e acima de tudo quero que sejas muito feliz.
Beijinhos deste teu Pai que te adora.

domingo, 18 de setembro de 2011

Jantar de fim-de-semana em familia

Olá a todos, desta vez e em jeito de jantar de fim-de-semana em família, resolvi elaborar uma refeição pela primeira vez onde tudo era feito por mim do princípio ao fim, quero com isto dizer que não comprei nenhuma massa feita ou coisa do género.
Comecei então pela sobremesa, tinha ingredientes parar uma tarte, sendo então que depois de consulta familiar fiz uma tarte de Custard .

Tarte de Custard


Massa (quebrada)

500g de farinha
200g de margarina
2ovos (inteiros)
60g de açucar
1pitada de sal
50 cl de água

Recheio (Custard)

1 L de leite gordo
8 gemas
6 colheres de sopa de açucar
4 coheres de sopa de amido (Maisena)
2 coheres de chá de extrato de baunilha

Num recipiente junto todos os ingredientes para a massa e amasso com as mãos até fazer uma bola, reservo em papel aderente no frigorifíco durante 30 min.
Numa tigela junto as gemas com o açucar mexo bem até ficar um creme esbranquiçado,junto o amido peneirado e a baunilha, entretanto levo ao lume o leite deixando algum para adicionar a frio ao preparado anterior, quando estiver tudo bem batido adiciono ao leite morno e levo novamente a aquecer até engrossar e reservo. Unto uma forma para tarte e forro com papel vegetal, retiro a massa do frio e moldo com as mãos na bancada polvilhada de farinha até ficar com a forma da tarte e com cerca de 0,5cm de espessura, moldo a massa à tarteira e pico o fundo com um garfo, adiciono o recheio e levo ao forno durante 40 min.
Fica depois com este aspecto delicioso!!





Depois começei por fazer a massa para uma pizza, para a rapaziada mais nova que não vai à bola de espinafres. Fiz então uma pizza de queijo e fiambre.

Pizza de queijo e fiambre


Massa

500g de farinha
15g de fermento de padeiro
20g de açucar
1 pitada de sal
200 cl de água morna

Cobertura

200g de queijo ralado
100g de fiambre
1 pacote de polpa de tomate


Disponho a farinha na bancada em monte com buraco no meio com o sal, dissolvo o fermento de padeiro na água morna e junto lentamente no meio mexendo com os dedos até poder amassar bem com as mãos, reservo para levedar até o dobro do tamanho.
Depois de ter dobrado o tamanho polvilho a bancada para moldar a massa com o rolo até ficar com cerca de 1cm de espessura, coloco no tabuleiro de ir ao forno, e disponho os ingredientes para a cobertura, primeiro a polpa de tomate depois o fiambre depois o queijo ralado, unto as bordas com um pouco de azeite e levo ao forno durante 20 min.
Retira-se do forno e serve-se.





Para o Tortellini de espinafres resolvi fazer a massa também, tirei a receita de um dos meus grandes inspiradores:  Jamie Oliver

Pasta:

600g de farinha
12 gemas

Faz-se um monte de farinha com um buraco para adicionar as gemas, com um garfo desfaz-se lentamente as gemas com a farinha até poder amassar tudo bem com as mãos. Quando estiver uma massa homogénea e aveludada, estica-se com o rolo da massa na bancada até ficar bastante fina.



 Depois com um acessório cortante, (usei o de cortar as pizzas) corta-se em forma de quadrados para depois rechear com os espinafres, em forma de tortellini.








Reservo e deixo a massa descansar num papel vegetal para fazer o recheio.




Espinafres com bacom e Queijo


Recheio

1 molho grande de espinafres
1 tira de bacon fumado
200g de quijo ralado
1 pacote de natas

Cozem-se os espinafres com o bacon inteiro para ganhar gosto da gordura. Retira-se, escorre-se muito bem para eliminar a água toda. Depois pica-se bem o bacon e os espinafres para uma tigela e adiciona-se o queijo ralado, mexe-se até derreter.
Deixa-se arrefecer para depois rechear.
Coloca-se no centro do quadrado da massa um pouco de recheio, depois com as mãos fecha-se a massa em forma de triângulo, selando bem a massa para não abrir ao cozer, rola-se meia volta e pega-se nas pontas e unem-se.
Mais ou menos assim: ( imagem retirada do site: http://www.smartertravel.com )

 
 Depois cozem-se os tortellini em água´até ficar al dente, dispôem-se num tabuleiro de ir ao forno com as natas.   



Leva-se ao forno a gratinar para ficar com este aspecto e serve-se.

Bom apetite a todos e até logo.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pizza Calzone

Olá a todos!! Desta feita apresento-vos uma Pizza Calzone à boa maneira caseira e decidida poucos minutos antes de chegar a casa, e claro feita com ingredientes que existiam no meu stock caseiro.

Massa:

500g de farinha
15g de fermento padeiro
20g de açucar
1 colher de chá de sal
400cl de água

Recheio:

300g de carne picada de vitela (estufar)
3 tomates bem maduros
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
1 cenoura
200g de queijo Cheddar
2 colheres de sopa de azeite
1/2 courgette
Sal e pimenta (tempero)

Cheguei a casa e antes de mais pus as mãos na massa (literalmente).
Na bancada fiz um monte de farinha com um buraco no meio onde coloquei o sal, à parte desfiz em parte da água morna o fermento de padeiro com o açucar e lentamente adicionei à farinha bem no centro do buraco já préviamente feito. Com os dedos e muito lentamente misturei tudo até poder amassar muito bem e não se colar ás mãos, depois polvilho com farinha e deito levedar 30 min.
É nesta altura que acendo o forno para aquecer a 200º, e começo o preparo do recheio.
Num tacho médio levo a alourar a cebola finamente picada mais o alho, depois adiciono o tomate e a carne, deixo cozer, tempero com sal e pimenta, e em seguida a cenoura ralada e deixo apurar bem.
Polvilho a bancada para poder estender a massa em forma de circulo e com uma espessura de cerca de 0.5cm, a carne acabada de retirar do tacho, adiciono o queijo ralado e a courgette cortada em rodelas.





Depois com muito cuidado fecho tipo "envelope" e selo bem com os dedos para o recheio não sair, pincelo com azeite e levo ao forno no tabuleiro do forno polvilhado em farinha durante 20 min.
e fica com este aspecto (desculpem mas ainda não me habituei à ideia de um acordo Ortográfico).




Digam lá que não tem um aspecto delicioso???
O.K. e depois de abrir e no prato estava simplesmente fantástica.









Maravilhosa!!!!

Foi sem dúvida uma excelente refeição para alimentar a barriga de um anjo.


Até logo.

sábado, 10 de setembro de 2011

Quiche de Legumes






Já tenho feito várias quiches, mas desta vez e depois de chegar a casa de um dia de trabalho, resolvi fazer uma quiche de legumes, pois eram os ingredientes que tinha disponiveis.

Quiche de Legumes:

Massa:
400g de farinha
100g de margarina
1 ovo
sal q.b.
leite q.b.

Recheio:
1 talo de alho francês
1 tomate
1 cenoura
1 cougette
3 ovos
1 pacote de natas
queijo ralado
sal
pimenta
noz moscada

Amasso a farinha numa taça com a margarina aos cubos já amolecida, junto o sal de tempero, os ovos e o leite a olho de forma a ficar numa bola depois de pouco amassada, para dar ideia de massa quebrada. Reservo num papel aderente no frigorifíco durante 20 minutos enquanto preparo o recheio.
Corto os vegetais em pedaços pequenos e junto tudo numa taça com os ovos, o queijo ralado, as natas e tempero de sal, pimenta e noz moscada.
Retiro a massa do frio e polvilho a bancada para estender a massa, começo com as mãos com cuidado pois não se pretende mexer muito na massa, acabo com o rolo e coloco numa forma refratária barrada em margarina e forrada a papel vegetal. Vai ao forno préviamente aquecido a 180º durante 20 min para dar consistência à massa, depois junto o recheio e levo novamente ao forno durante 30 min.
Retiro e deixo arrefecer para desenformar, e servir.

Ficou uma maravilha...

Até logo.



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Marmelada e Geleia de marmelo

A minha aventura gastronómica deste fim-de-semana foi fazer marmelada e geleia de marmelo.
Como estamos na altura dos marmelos resolvi fazer como a formiga trabalhar e armazenar no Verão para ter no Inverno, e meti as mãos à obra e fiz umas boas taças de marmelada para a familia, aproveitei as "sobras" dos marmelos e fiz geleia também.
Não é nada de minha autoria porque até já é uma receita antiga, já se fazia ainda eu nem andava por cá, fiz somente uma ou outra consulta no seio da familia a quem ja tenha feito, e tive de "cravar" uma boa quantidade de marmelos. É portanto uma receita tipicamente familiar.



Marmelada:

3 kg de marmelos
1 1/2 de açucar
1/2 limão
2 dl de água


Descascam-se os marmelos e retiram-se os caroços, cortam-se em gomos grandes e colocam-se numa panela cobertos de açucar, sumo de 1/2 limão e a água, deixa-se repousar durante 3 ou 4 horas.















Leva-se ao lume brando até os marmelos cozerem, depois tritura-se bem com a varinha mágica até fazer um puré, coloca-se em taças e deixa-se arrefecer, depois coloca-se no frigorifico.












Geleia de Marmelo:

Sobras dos marmelos
açucar q.b.
água q.b.


Lavam-se bem as sobras dos marmelos e colocam-se numa panela cobertos de água e vai ao lume até ferver, deixa-se reduzir e coa-se bem aproveitando a água da cozedura. Por cada Litro de água adiciona-se 1kg de açucar e leva-se novamente ao lume até ferver e ficar em ponto de estrada











Depois coloca-se de imediato em frascos ( que tenho andado a guardar durante algum tempo ) com muito cuidado pois está muito quente, para depois de arrefecer guardar no frigorifico.
Posso dizer que já foi testado no lanche de fim-de-semana e estava óptimo, desta feita só me resta deliciar-me com tostas, torradas ou panquecas e claro vou distribuir algumas doses pela familia para adoçar a boca deles também.
Boas receitas e até logo.